O que é a Radiofrequência?

A Radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo para o tratamento de varizes. É um método alternativo ao stripping da veia safena (método de extração desta) para eliminação do seu refluxo.

Esta técnica evita a habitual incisão na prega da virilha e as suas potenciais complicações. Além disso, a ausência de dissecção cirúrgica permite manter intacta a drenagem linfática da parede abdominal e dos membros inferiores.

Objetivos da Radiofrequência?

Este método utiliza a energia da radiofrequência para aquecer a parede da veia, através de um cateter que é colocado no seu lúmen. O aquecimento provoca encolhimento das fibras de colagénio que fazem parte da parede do vaso. O diâmetro da veia é reduzido e simultaneamente as proteínas do sangue são desnaturadas pelo calor, obliterando o vaso.

Nos 10 a 12 meses seguintes a veia acaba por fibrosar completamente, tornando-se indetectável ao exame ecográfico, sem que na realidade tenha sido extraída.

Todo o processo é rigorosamente controlado por um gerador computorizado que ajusta os níveis de energia para alcançar um aquecimento constante da parede do vaso, tipicamente entre os 85 e os 90ºC.

Trata-se de um método seguro e eficaz, com um período de convalescença curto, permitindo um retorno precoce ao trabalho e às rotinas diárias

MARCAR CONSULTA