A cirurgia para a redução dos pequenos lábios vaginais, conhecida como ninfoplastia, é indicada para as pacientes que apresentam hipertrofia dos pequenos lábios vaginais.
Ao contrário do que muitas mulheres pensam, é muito comum haver pacientes que apresentam os pequenos lábios vaginais aumentados de tamanho, o que leva a um desconforto e a um constrangimento com os seus parceiros sexuais.
A cirurgia visa à redução dos pequenos lábios, tornando-os de tamanho natural, sem os reduzir de forma exagerada.
Os pequenos lábios vaginais têm a importante função de proteger a entrada da vagina, dificultando o surgimento de infeções bacterianas, para além de ajudar na lubrificação local. (A redução exagerada desta estrutura poderá acarretar ressecamento, principalmente depois da menopausa, época em que a lubrificação vaginal fica menos eficaz).
Pós-operatório: No pós-operatório da redução dos pequenos lábios há um edema (inchaço) moderado da região, que costuma regredir em torno de 14 dias. Pode ocorrer equimose (roxidão) local, a qual regride também em torno de 14 dias. A volta ao trabalho poderá ser depois de 7 dias da cirurgia, evitando-se esforços físicos. As relações sexuais deverão ser evitadas por pelo menos 30 dias. Não há necessidade de retirar pontos, visto que a sutura é realizada com pontos absorvíveis. A sensibilidade dos pequenos lábios vaginais pode ser alterada transitoriamente, mas a sensibilidade do clitóris não é afetada.
Resultado Definitivo: Como qualquer cirurgia estética/ plástica o resultado definitivo ocorre após 6 meses, tempo para o amadurecimento da cicatriz. Porém 80% do resultado já é alcançado depois de 2 meses da ninfoplastia.
MARCAR CONSULTA